quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Qual a nossa missão?



Deus tem uma missão para cada um de nós. Não estamos neste mundo à toa, e não somos frutos do acaso. Talvez você ainda não saiba qual a sua, mas Deus com certeza te escolheu para algo.
Quando Jesus separa os discipulos 2 a 2 e os envia para as cidades onde Ele deveria ir, Jesus diz a eles: Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ (Lc 10, 8-9). Ali estava determinado o que cada um tinha que fazer: anunciar o Reino de Deus. Jonas teve a difícil missão de pregar a conversão de Nínive. Moisés teve como missão libertar o povo de Deus das garras do farao no Egito. A missao de Maria gerar e dar vida ao salvador. São Jerônimo traduziu todos os livros sagrados para evitar que fosse alvo de hersias e deturpações. São Francisco teve que reconstruir a igreja de Cristo. E qual seria a nossa missão?
Há 4 anos, alguns meses antes de vir para Londres, enquanto eu participava do ultimo retiro do meu grupo de oração, e um servo do grupo rezou por mim e me falou essas palavras: “assim como eu disse para meus discípulos, eu digo pra você: vá e ajude a construir o meu Reino. E não tenha medo, pois minha mão estará sempre à sua frente”. Detalhe é que eu estava com passagem comprada para vir para Londres e o rapaz não sabia nada da minha vida! Aquilo me deixou atordoado por um bom tempo, até que vim para Londres, entrei no grupo de oração Mensageiros do Amor, e 7 meses depois, me tornei coordenador do grupo pela primeira vez, função que depois assumi mais duas vezes. Era a concretização da missão que Jesus havia me confiado.
Voltando para a passagem do envio dos discípulos, Jesus faz três recomendações que são muito importantes para cumprirmos nossa missão. Primeiro: coragem. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos (Lc 10, 3). Jesus sabe que pregar o Evangelho nao é fácil. Quantas pessoas foram torturadas, sofreram e até morreram por causa da Palavra de Deus. O papa Bento XVI, em sua recente visita ao Reino Unido, falou que o grande martírio dos cristãos de hoje não era a tortura física, mas sim ver sua fé virar motivo de piada. Você já foi caçoado por ter dito que era católico, que ia à missa, que acreditava na eucaristia? Se sim, então nao desanime. Seja firme, pois o próprio Jesus nos diz: coragem, eu venci o mundo! (Jo 16,33).
Segundo: pobreza no espírito. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias (Lc 10, 4a). Um espírito pobre é aquele que se esvazia de si mesmo para que possa ser preenchido pela graça de Deus. Quanto mais quisermos levar nossa missão com nossas capacidades intelectuais ou físicas, mais vamos encher nosso espírito de vaidade, orgulho, e soberba. Bem aventurados os pobres no espírito, pois deles é o Reino dos Céus (Mt 5, 3). O pobre no espírito é aquele que escolhe Deus como sua riqueza. Quem precisa de muito por fora, é porque pouco tem por dentro!
Por último: foco. Não cumprimenteis ninguém pelo caminho! (Lc 10, 4b). Aqui Jesus nos mostra que precisamos ser focados na nossa missão, no nosso objetivo. E isso serve também para nossa vida: quantas pessoas nao conseguem passar no colégio, ou em vestibulares, porque nao conseguem se focar nos estudos? Quantos casamentos fracassam porque o casal nao foca o bem do outro? Quantas coisas você ja começou a fazer na sua vida e não conseguiu terminar? O profeta Oséias nos fala que os caminhos do Senhor são retos (Os 14,9). Nós é que andamos por caminhos tortuosos quando damos ouvido ao pecado, às más línguas, a inveja, a falta de perdão, e acabamos saindo da estrada reta do Senhor.
Mas se Jesus nos chama para uma missão, Ele tambem nos capacita derramando os dons, carismas e, principalmente, o Espírito Santo. Para que os apostolos se tornassem testemunhas de Cristo, era necessário que viesse primeiro pentecostes, onde haveria o derramamento do Espírito Santo. E essa é a grande missão de cada um de nós: ser testemunhas vivas do amor de Deus! Cada um na sua realidade: na sua casa, nos seu trabalho, na sua faculdade, cada um é chamado à missão de mostrar com a vida que Deus existe e é maravilhoso. E para isso não precisa se tornar um pregador, pois muito mais do que as palavras, nossos atos, nosso jeito de viver, mostram como é bom ser de Deus e deixar que Ele conduza nossa vida.
Nesse mes das missões, que Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, nos ajude a amar nossa missão e a não desistirmos nunca dela, porque depois de sofrer a provação, receberemos a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam (Tg 1, 12).
Andre Cobher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário